Santana do Cariri - CE Dados Gerais

Muni

Santana do Cariri


Santana do Cariri
SANTANA DO CARIRI
FUNDAÇÃO: 1885
GENTILICO: Santanense do Cariri
DADOS GEOGRÁFICOS: 07° 11' 16" S 39° 44' 13" O
UF: Ceará
MESOREGIAO: Sul cearense / Cariri
DISTÂNCIA DA CAPITAL: 573km
POPULAÇÃO: 18.369 habitantes
Santana do Cariri é conhecida mundialmente por possuir um vasto depósito paleontológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri que tem atraído milhares de visitantes por ano. Destaca-se também pelo comércio de produtos feitos manualmente na Associação Santanense de Apoio ao Artesão. Os turistas podem comprar artesanato típico feito em renda, bordado, couro, cerâmica e pintura. Na gastronomia, destaque para a galinha à cabidela e baião-de-dois com pequi.
A História de Santana do Cariri
Chamou-se primitivamente Brejo Grande, local habitado pela tribo nativa dos guerreiros denominados Buxixés, Tapuias que dominavam , além do Araripe terras limóstrofes, de Pernambuco. Suas origens remontam ao final do Século XVII, quando os irmãos João Alves Feitosa e José Cavalcante, procedentes da Casa da Torre (Bahia), requereram e obtiveram terras nas margens do Riacho Brejo Grande. Diante das condições geologicamente favoráveis, não somente com relação à pecuária, mas sobretudo à agricultura, huve rápido desenvolvimento do reduto, atraindo novos moradores para a região, com o afluxo de moradores, foi erigida uma capela sob a invocação de Senhora Santana, no mesmo local da atual Matriz. Dessa pioneira convergência nasceria o arraial e o povoamento adjacente, formando-se rápido estágio de florescimento. A elevação do arraial à categoria de Vila ocorreu segundo Lei Provincial nº 2.096, de 26 de Novembro de 1885.
Prédios Antigos:
Museu de Paleontologia
Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana
Casarão (Museu Histórico) do Coronel Felinto Cruz
Cruzeiro do Pontal
Santana do Cariri
Turismo e Cultura
O pór-do-sol da vista panorâmica oferecida pelo Pontal de Santa Cruz é um dos mais belos cartões postais que os visitantes podem levar para casa. Do pontal, os turistas podem observar a Chapada do Araripe. O cenário é privilégio de Santana do Cariri
O Museu de Paleontologia reúne mais de 750 peças datadas do período cretáceo, há 65 milhões de anos atrás. No local, os turistas são acompanhados por guias mirins. Elas foram coletadas na região, em escavações nos arredores da cidade, que sedia simpósios, com destaque internacional, na área da paleontologia. Réplicas de animais pré-históricos podem ser adquiridos no museu.
Euroville: A Europa está em Santanta do Cariri, mais precisamente em uma localidade chamada Araporanga, na Chapada do Araripe. Se não é toda a Europa, pelo menos um cadinho dela, reproduzida na fazenda de José Pereira, conhecido como Zé Pereira, com réplicas perfeitas de construções de países europeus como: França, Inglaterra. Itália, Grécia, Suíça, entre outros.
Calendário de Eventos:
- 16 a 26 de Julho: Festa de Nossa Senhora Santana
Descrição: São dez dias de comemorações religiosas e populares, que se inicia com o cortejo folclórico-cultural, milhares de devotos conduzindo o Pau da Bandeira de Inhumas até a matriz de Senhora Santana, acompanhados de grupos folclóricos e banda de música, numa manifestação sacro-profana. Dando-se continuidade nos dias seguintes, o novenário em louvor de Santa Ana. No calçadão, acontecem as festas populares com apresentação de bandas, artistas populares, shows, exposições, retretas, leilões, bingos; nas barracas: comidas e bebidas típicas e artesanatos. O encerramento se faz com a grande procissão da padroeira com participação de milhares de fiéis.
- Junho: Festa de Quadrilhas
- Grande Vaquejada de Santana do Cariri
Descrição: Missa benção dos chapéus, desfile e escolha da rainha, durante os três dias de disputa entre várias duplas de vaqueiros na derruba de bois. Festas dançantes que marcam a grande presença do Público.
- 21 a 25 de Novembro: Semana do Município
Descrição: Semana festiva, na qual se comemora o aniversário do município, onde são realizadas atividades artístico-culturais envolvendo a comunidade urbana e rural: competições desportivas, shows com artistas populares, festivais de talentos, apresentações culturais, festas dançantes, retretas, mostra de turismo e artesanato, show pirotécnico.
Galeria:
http://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/cidades/santana/santana1.jpghttp://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/cidades/santana/santana2.jpghttp://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/cidades/santana/santana3.jpghttp://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/cidades/santana/santana4.jpghttp://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/cidades/santana/santana6.jpg








Pontal da Santa Cruz


Pontal da Serra
De longe se vê o Geossítio Pontal da Santa Cruz! E sabe por quê? Porque ele fica no mirante, a quase 900m de altitude, próximo à Santana do Cariri. Para chegar lá é preciso subir (a pé ou de carro) a escarpa dos arenitos com estratificação cruzada da Formação Exu, ficando no topo da Chapada do Araripe. É claro que lá de cima se tem uma belíssima visão de toda a região, com suas cidades, vilas, campos, e colinas.
Os arenitos que vemos na escarpa são vermelho-alaranjados porque estão cimentados por óxido de ferro (ferrugem). Mesmo assim, eles são muito permeáveis e absorvem a água da chuva como uma esponja. Esta água se acumula nas camadas mais baixas e forma as nascentes no sopé da chapada, quando a água encontra as camadas impermeáveis de argila da Formação Araripina. Estes arenitos são as rochas mais jovens do Araripe, formadas há cerca de 100 milhões de anos.
Neste geossítio, no meio de uma floresta nativa cheia de trilhas ecológicas, há uma capelinha e uma grande cruz, segundo a crença popular, para proteger a todos contra os maus espíritos que habitam aquele local. De lá é possível curtir um inesquecível pôr-do-sol ao som dos pássaros. É um local abençoado e uma oportunidade única de conhecer de perto este (oásis do sertão cearense) que é o Cariri, usando as sábias palavras do Padre Cícero!
Galeria:
http://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/geossitios/pontal/Santa_Cruz_12.jpghttp://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/geossitios/pontal/Santa_Cruz_2.jpghttp://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/geossitios/pontal/Santa_Cruz_39.jpghttp://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/geossitios/pontal/Santa_Cruz_4.jpghttp://geoparkararipe.org.br/geopark-website/images/geossitios/pontal/Santa_Cruz_5.jpg

cípio: Santana do Cariri



Dados Gerais:

CEP: 63190-000
Distância de Fortaleza: 556,4 km
Tempo estimado de viagem: 8 h 2 min
Vias de acesso:  CE- 060/386/292/166/ BR-230
Região administrativa:18
Localização: microrregião do Cariri
Municípios limítrofes: Altaneira, Araripe, Assaré, Crato, Nova Olinda, Potengi ( e estado de Pernanbuco)


Geografia:

Área: 768,768 km²
Latitude: 7° 11' 18''
Longitude: 39° 44' 13''
Clima: Tropical quente semi-árido, Tropical quente semi-árido brando e Tropical quente sub-úmido  com chuvas de janeiro a maio
Relevo:  Depressão sertaneja e Chapada do Araripe
Vegetação: Floresta subcaducifólia tropical xeromorfa, Carrasco, Floresta subcaducifólia tropical pluvial e Floresta subcaducifólia tropical plúvio- nebular
Precipitação pluviométrica: 972,8 mm ( média histórica)
Recursos hídricos ( 2007): açudes Anjinho e Sangarau e 20 poços


Demografia:

População estimada ( 2007): 17.574
População (2000): 16.847
População Urbana (2000): 8.178
População Rural (2000): 8.669
Densidade Demográfica ( 2000): 21,91 hab/km²
Taxa de urbanização (200): 48,54%


Economia:

PIB (2005): R$ 46.048.000
Agropecuária: 18,30 %
Indústria: 18,13 %
Serviços: 63,57 %
Receita Orçamentária (2007): R$ 15.475.529,38


Educação:

Taxa de alfabetização ( 2000): 64,2 %
Taxa de escolarização no ensino fundamental ( 2007): 58,2 %
Taxa de escolarização no ensino médio ( 2007):  %


Política:

Eleitores (2006): 12.394
Perfil dos eleitores ( 2006):
Masculino: 6.195
Feminino: 6.176
Não informado: 23

Fonte: Governo do Estado do Ceará







Nossa História


Santana do Cariri, primitivamente, chamada de Brejo Grande, foi
habitada, pela tribo de guerreiros Buxixés. A história do município remonta do
final do século XVII, quando os irmãos João Alves Feitosa e José Cavalcante
obtiveram alguns lotes de terra as margens do Riacho Brejo Grande. Com o
rápido desenvolvimento do local, resultado de condições geologicamente
favoráveis, erigiu-se ali uma capela sob a proteção de Nossa Senhora Santana
– onde hoje se encontra a atual Matriz – surgindo, assim, o arraial que
originaria Santana do Cariri.
O município de Santana do Cariri foi criado pela Lei 2096, de 25 de
Novembro de 1885, que elevou a povoação de Santana do Brejo Grande à
categoria de Vila. Além de Santana do Brejo Grande que foi seu primeiro nome,
Santana também já foi chamada de Santana do Araripe, Santana do Cariry,
Santanópole e finalmente voltou à denominação tradicional em 22 de
Novembro de 1951, chamando-se Santana do Cariri.
É constituída por (7) sete Distritos. Além da Sede existem os distritos de
Anjinhos, Araporanga, Brejo Grande, Dom Leme, Inhumas e Pontal da Santa
Cruz.
A história do povo de Santana é de muita luta pelo desenvolvimento do
município, prova disso é o fato de já em 1937 ter começado a imprensa a fazer
parte da história do município. Vários jornais foram lançados ao passar dos
anos, porém todos tinham uma característica em comum, sugestões para
acelerar o progresso de Santana.
Data da elevação do arraial à categoria de Vila: 25 de novembro de 1885,
segundo a Lei Provincial nº 2.096.
Data da elevação à categoria de Município: 20 de dezembro de 1938, ainda,
com o nome de Santonópole, sob a forma do Dec-Lei nº 448.