quarta-feira, 5 de agosto de 2015

UNIRIO realiza Geo oficinas em Santana do Cariri - CE!




     A Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO, realiza projeto de capacitação na Capital Cearense da Paleontologia. Uma Equipe de técnicos especializados da UNIRIO, realiza em Santana do Cariri, sul do Ceará, as Geo Oficinas de réplicas de fósseis nas Escolas, a primeira a ser atendida foi a rede Estadual no colégio Adrião do Vale Nuvens, um treinamento para cerca de 40 alunos, e nas dependências da Câmara Municipal é realizada capacitação com parte teórica e prática para professores da rede pública e particular além de ONG’s do Município.
     O projeto GEO-OFICINA: UMA PROPOSTA DE DIFUSÃO DAS GEOCIÊNCIAS, tem o objetivo de instigar o interesse dos alunos para a Paleontologia e Geologia e, para os professores e instituições educacionais, criando um espaço para discussão e troca de experiências, através da confecção de material para uso didático e paradidático, sobre esses temas.
Já para Ypsilon Félix, coordenador local do projeto, “as geo-oficinas é só o início de um longo trabalho que deverá ser feito no território do Geoparque Araripe, no âmbito de promover e capacitar as pessoas deste território, para que eles se tornem e possuam mais o sentimento de pertença de todo este patrimônio do Araripe”.
     Para Dra. Deusana Machado da Unirio, coordenadora do projeto, “as oficinas proporcionam uma nova didática de como se trabalhar com os alunos a linguagem paleontológica, principalmente em Santana do Cariri berço dos fósseis”.

    Para Bióloga da Rede Estadual, Francisca Costa, “Santana do Cariri assim como toda região tem um potencial significativo, é uma pena que não haja uma valorização bem como uma investigação mais intensiva sobre o patrimônio natural do Araripe, as Geo oficinas prendeu a atenção dos alunos, bem como dos professores que são formadores de opiniões, pois transmitem o conhecimento, este projeto para o Cariri Cearense irá contribuir sem dúvidas com a qualificação das pessoas”.
     A pedagoga Juliana Nunes – Coordenadora do Centro de Referência em Educação Infantil da Cidade, comenta sobre: “existe uma grande dificuldade e uma carência principalmente quando o foco são as crianças, comenta ela, pois são a base de todo este contexto, não é fácil transmitir o conhecimento cientifico em uma linguagem técnica para os pequenos, as oficinas vêm nos proporcionar um norte de como inserir este aprendizado de forma proveitosa”.

    A equipe de Educação Ambiental do Geoparque Araripe em Crato, também participam do projeto. O treinamento consiste também com a entrega de certificados aos participantes, além de várias mini - coleções de réplicas de fósseis em gesso para as escolas e instituições educacionais que participam das oficinas. O treinamento continua na região do Cariri, e outras oficinas deverão ser realizadas no âmbito de atender toda a demanda no território do Geoparque Araripe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário